A crença em "fórmulas mágicas"

Frequentemente nos deparamos no consultório com pacientes que por "verem a propaganda na televisão" ou porque "o balconista da farmácia disse que era bom", estão usando suplementação com ômega 3. Existe uma crença perpetuada há décadas de que a suplementação com ômega 3 traria um grande benefício ao diminuir o risco de infarto, AVC e outras doenças. Tal crença nunca foi confirmada por estudos sérios e carece de respaldo científico. É o que mostra uma recente revisão da Cochrane.

A crença em "fórmulas mágicas" e com "poderes mágicos" é muito comum entre os pacientes. Ela é alimentada por uma indústria extremamente lucrativa que produz uma grande diversidade de suplementos, entre eles o ômega 3.

O maior problema é que aquilo que realmente importa é deixado de lado. Medidas comprovadamente eficazes, como abandono do tabagismo, controle de pressão e tratamento do colesterol são colocadas em segundo plano.

O resultado está aí e neste cenário tende a piorar: uma grande quantidade de pessoas sem tratamento adequado, sofrendo complicações graves e lotando os pronto socorros do país, especialmente no sistema público de saúde onde faltam leitos de internação.

#Cardiologia #Prevenção #AVC #Infarto #ClínicaMédica#MedicinaCentradaNaPessoa #Slowmedicine #ChoosingWisely

Fonte: https://www.cochrane.org/news/new-cochrane-health-evidence-challenges-belief-omega-3-supplements-reduce-risk-heart-disease

• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram